Warcraft, O Primeiro Encontro de Dois Mundos - Critica

Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos 


Ressalvas:

Bom dia pessoal, antes de tudo quero dizer que essa é a primeira critica que faço sobre um filme, no entanto como conhecedor do universo retratado e admirador de filmes realmente fiz um esforço em tentar ser o mais profissional possível nesta critica que vos escrevo, outro ponto que quero deixar claro, é que antes de tudo sou um fã do universo de Warcraft, talvez isso faça de minha critica algo suspeito, mas em tempos de “críticos duvidosos” cof cof... creio que a opinião de um fã acabe valendo também para se avaliar um filme, sem mais enrolação, vamos ao que interessa.


Inovador

Muito embora os universos de fantasia não sejam novidade nas telonas como temos grandes exemplos na trilogia O Senhor dos Anéis, em As Crônicas de Nárnia e etc. devo dizer que a receita sobre a qual foi feito o filme Warcraft conseguiu, a seu modo, inovar, não é como se estivessem tentado imitar o filmes de sucesso atual, muito pelo contrário, eu diria que um dos maiores trunfos do filme é desenvolver muito melhor várias coisas que não vemos nos filmes mais recentes de super-heróis entre outros, na minha opinião o filme conseguiu ter uma dosagem muito adequada de ação, emoção, aventura, certa profundidade nos personagens e humor (por que não, mais acreditem esse ainda mais na medida certa, não é aquele humor constante que por vezes é criticado nos filmes da Marvel, e olhe que gosto dos filmes), no mais, a forma como o filme foi editado me parece totalmente diferente, mostra igualitariamente os dois lados em conflito de modo que quem assiste não fica preso aquela ideia de “bem contra o mal”, muito pelo contrario, eu pelo menos, me senti bastante dividido entre os personagens, que a cada momento conseguiam me dar um novo motivo para estar do lado deles, o ritmo do filme então? Nem se fala, o filme tem um ritmo próprio, que a principio pode até gerar alguma dificuldade, mas esse problema pra mim se resolve nos primeiros 10 minutos, ao habituar-se ao ritmo do filme tudo são flores, para mim o filme com todas as ressalvas que possam ser feitas (e eu pelo menos não tenho muitas), ele conseguiu ser diferente e muito bom exatamente por isso.


Pontos Positivos

Como assim? É pra falar bem? Claro que sim! Como já disse sou um fã, e gostei muito do que vi, fiquei triste nas cenas tristes, ri nas tiradas de humor, fiquei com raiva nas cenas que pediam por isso, o que quero dizer é que o filme é envolvente! Basta minimamente que você se deixe imaginar e envolver, vamos deixar de lado essa mania de falar mal de tudo antes mesmo de conhecer, um conselho pra vida meus caros, “não faça nada se você não estiver disposto a se envolver no que faz”, voltando ao filme, alguns dos maiores acertos é a ambientação, considerando que o filme retrata um mundo que já vem sendo desenvolvido há mais de 20 anos era de se esperar que eles tivessem pano de fundo para tal, cenários lindos, com uma perspectiva de imagem totalmente própria, todo mundo já está cansado de saber que Warcraft é um filme “colorido”, mas acreditem vale a pena enfatizar isso porque faz parte da “magia do filme” que envolve quem o assiste.

A caracterização dos personagens? O que posso dizer? Quero uma armadura daquelas pra mim!!! Perfeito! Perfeito! Perfeito! A riqueza de detalhes é impressionante, só quem já jogou esses cenários pode dizer o quão fiel foi o filme tanto ao ambiente como principalmente as caracterizações, armaduras, armas, TUDO PERFEITO! Mas isso não é ruim ou muito menos desvantagem pra quem não conhece o mundo de Warcraft, na verdade é a garantia de a equipe envolvida realmente se esforçou em dar a vocês o melhor com um cuidado praticamente cirúrgico.

Emoção? Cara eu queria adotar cada um daqueles personagens! Ok ok digam que exagero, mas de longe não conheço nos últimos anos filme que tenha dado tanto apego a profundidades de seus personagens, eles tem lado bom, eles tem lado ruim, eles riem, urram de raiva, choram, demonstram respeito, duvida, e isso não só acontece em cenas onde isso é importante, os personagens são coesos do inicio ao fim, coerentes com o que realmente são, por mais que eu diga que o filme foge a essa noção de “bem contra mal” a melhor metáfora para demonstrar que os personagens são bem construídos é: os “mocinhos” tem seus motivos? Os “vilões” tem também! O roteiro consegue mostrar o que “move” os personagens, não é como um certo robô que em 15 minutos na internet decidiu que a humanidade deveria ser destruída (muito embora tem dias que 15 minutos na internet consigam fazer a gente desistir da vida mesmo cof cof...).

Reviravoltas! Uma característica marcante na trama, muito embora o filme trate de uma historia que já foi contada nos jogos (mas espera ai, os filmes baseados em livros também não são assim?!) as voltas que trama dá fazem com que nós nunca saibamos exatamente onde isso vai dar, o enredo não é previsível, surpreende a todo momento, é como uma boa musica de rock, daquelas que mudam de ritmo ao longo da musica, e no final quando você pensa que acabou ainda tem um riff de guitarra épico que te traz de volta pra música.

O humor como eu já disse esta na medida certa, “tem seus momentos” como diria um amigo meu, afinal esse não é um filme de comédia! As tiradas de humor quebram o clima tenso às vezes e isso é bom, rimos junto com as ações que são pra rir, mas logo em seguida somos trazidos de volta ao tom narrativo do filme e voltamos a história tão rápido como rimos.

Enfim para não dizer que não falei dos espinhos, vamos aos:


Pontos Negativos

Aqui como já disse, não tenho muito a dizer, são coisas bem pontuais, mas como já disse “sou suspeito em falar” enfim sem mais delongas:

Ritmo??! Disse que isso era bom e agora tá falando mau? Tá maluco? Não gente, calma, não é bem assim (ou é, sei lá rsrs). O que quero dizer é que logo no inicio o ritmo, por ser diferente do que estamos acostumados pode causar estranhamento, mas nada que prejudique verdadeiramente o filme, na minha opinião, quando olhando o todo, a forma como foi exposto o filme faz muito sentido.

Dublagem, vejam, isso não é necessariamente um defeito ou demérito do filme, é só uma pontualidade, uma preferencia minha que quis expor, não sou um daqueles “em inglês é melhor” pra falar verdade gosto de ver as coisas no meu idioma assim tenho até mais tempo de olhar mais detalhadamente as cenas, aos que discordam e dizem que “filme dublado não presta” paciência, cada um tem suas preferências, enfim eu esperava vozes um pouco mais marcantes, talvez as mesmas vozes de alguns personagens nas dublagens brasileiras dos jogos, mas enganasse quem achar que isso me deu pelo menos desanimo, pelo contrário vencido o choque inicial pude me afeiçoar as vozes que eles tem na dublagem e gostei muito também.

Ainda uma pontualidade sabida por poucos, as pequenas diferenças da história original, calma calma, também não sou do tipo “a historia não é perfeitamente fiel” na verdade gosto das diferenças, só estou dizendo que, essas pequena diferenças podem ser percebidas, mas eu chamaria elas de “licença poética” em uma grande obra de arte.


Considerações Finais

Sendo bem direto com vocês afinal já falei demais, eu costumo dividir o filmes que assisto em “filmes para se ver apenas uma vez” há exemplo de vingadores Era de Ultron, “filmes para se ver mais de uma vez” onde listo O Senhor dos Anéis, Star Wars e etc. e finalmente “filmes que eu não assisti” (ou melhor, que eu nego que assisti, se é que vocês me entendem rsrs) a exemplo de Mulher de Preto 2. Nesta lista eu diria que Warcraft é um filme para se ver mais de uma vez! O único defeito que realmente aponto no filme é o fato de ele ter acabado (há vá é mesmo??! Rsrs) O filme tem um gostinho de quero mais! Mais do que merece uma continuação! Tem tudo para quebrar à tão dita maldição de filmes de jogos, e trazer para o cinema uma nova forma de filmes que tem tudo pra dar certo e pessoalmente falando como fã, fico feliz em saber que pude ver algo tão bom e sobre algo que eu gosto no cinema. Outra coisa importante, o filme é um convite a conhecer o mundo no qual ele é ambientado, então se gostou da história e/ou ficou curioso, leia a respeito do mundo de Warcraft é uma história fascinante e você gostará de saber mais sobre o todo que foi retratado no filme, é algo que vale a pena! E por último e não menos importante, ASSISTAM AO FILME E TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSSÕES! Não deixem que outras pessoas ditem a vocês o modo como devem ver algo, conheçam e ai sim vejam da sua própria forma.



Por José Custódio Carneiro Júnior

Ps: Também recomendo a vocês duas ótimas criticas sobre o filme, feitas por profissionais e não um “leigo” como eu, seguem os links de ambas:







Galeria:










Fontes de imagens:




Nosso canal no YouTube:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revista Herói, aclamada nos 90 e desejada nos anos vindouros!

Mighty Morphin Power Rangers - KATRAXI Especial Nº2

Fly, o Pequeno Guerreiro - KATRAXI Especial Nº5