O Simbolismo da Tocha Olímpica


Gravura dos jogos olímpicos da antiguidade
Nos Jogos da Antiguidade

Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade o fogo tinha significado divino, pensavam que ele tinha sido roubado dos deuses por Prometeus. Desta forma, o fogo também estava presente em muitos santuários em Olímpia. O fogo era constantemente queimado no altar de Hestia em Olímpia. Durante os Jogos Olímpicos da Antiguidade, que honravam Zeus, fogos adicionais eram aceso no seu templo e no templo de Hera. A Tocha Olímpica moderna é acesa onde costumava ficar o templo de Hera.

O renascimento da festa dos esportes 
Na Olímpica Moderna

A prática moderna de mover a Tocha Olímpica através de um sistema de revezamento desde Olímpia até o local da Olimpíada começou nos Jogos de Berlim em 1936. Embora a maior parte do tempo a Tocha Olímpica esteja sendo levada por alguém correndo, ela tem sido transportada de várias formas. A Tocha Olímpica foi transportada de barco em 1948 para cruzar o Canal da Macha, e foi levada de avião pela primeira vez em 1952 quando foi para Helsinque. Acender a pira olímpica depois do revezamento da tocha tem sido um dos eventos mais emocionantes dos Jogos Olímpicos.

A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo de Zeus por Prometeus, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então.



Tocha Olímpica Rio 2016






A evolução das tochas





























Por Flávio Rodrigues

Fontes:






Nosso canal no YouTube:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revista Herói, aclamada nos 90 e desejada nos anos vindouros!

Mighty Morphin Power Rangers - KATRAXI Especial Nº2

Fly, o Pequeno Guerreiro - KATRAXI Especial Nº5