O Simbolismo da Tocha Olímpica
![]() |
Gravura dos jogos olímpicos da antiguidade |
Nos Jogos da Antiguidade
Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade o fogo tinha significado divino, pensavam que ele tinha sido roubado dos deuses por Prometeus. Desta forma, o fogo também estava presente em muitos santuários em Olímpia. O fogo era constantemente queimado no altar de Hestia em Olímpia. Durante os Jogos Olímpicos da Antiguidade, que honravam Zeus, fogos adicionais eram aceso no seu templo e no templo de Hera. A Tocha Olímpica moderna é acesa onde costumava ficar o templo de Hera.
![]() |
O renascimento da festa dos esportes |
Na Olímpica Moderna
A prática moderna de mover a Tocha Olímpica através de um sistema de revezamento desde Olímpia até o local da Olimpíada começou nos Jogos de Berlim em 1936. Embora a maior parte do tempo a Tocha Olímpica esteja sendo levada por alguém correndo, ela tem sido transportada de várias formas. A Tocha Olímpica foi transportada de barco em 1948 para cruzar o Canal da Macha, e foi levada de avião pela primeira vez em 1952 quando foi para Helsinque. Acender a pira olímpica depois do revezamento da tocha tem sido um dos eventos mais emocionantes dos Jogos Olímpicos.
A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo de Zeus por Prometeus, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então.
![]() |
A evolução das tochas |
Por Flávio Rodrigues
Fontes:
* http://veja.abril.com.br/historia/olimpiada-1896/especial-jogos-olimpicos-era-moderna-atenas.shtml
Nosso canal no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCdJ30VWN0EU6XZFm7FRlfAg , Estamos começando.
Comentários
Postar um comentário